ESTRESSE: ESTUDO DEVIDO À PANDEMIA – FASE IV

Resumo: É no sistema límbico que tem início a função psíquica de avaliação da situação, dos fatos e eventos vividos. O estresse é um termo que compreende um conjunto de reações fisiológicas, as quais, quando exageradas em intensidade e duração podem levar o organismo ao desequilíbrio. Os primeiros experimentos em relação ao estresse foram feitos no século 19, com animais que eram submetidos a várias situações agressivas, e correspondiam de forma regular e específica. No começo, o estresse era representado como Síndrome Geral de Adaptação, a qual comportava três fases sucessivas: alarme, resistência e esgotamento. Temos uma sensibilidade dentro de nós que explica porque avaliamos desta ou daquela forma as situações tidas como desafiadoras, enfrentando-as ou não, reagindo a elas de maneiras particulares e pessoais, assim que elas exerçam maior ou menor repercussão sobre o organismo. O objetivo deste projeto é identificar o motivo do estresse em crianças e adolescentes em idade escolar, a fim de elaborar métodos para reduzi-lo. Para isso, como primeira etapa, um questionário será aplicado nos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Interativa. Ao término da avaliação será verificado qual grupo se estressou mais através dos resultados do questionário aplicado.
Palavras-chave: Estresse
, Ansiedade
, Adolescentes
, Pandemia

Estudante (s) pesquisador (es)

Ana Júlia Barbosa de Lima
Isadora Lika Ohara Armelin
Série: 9º ano

Orientadores(as)

Maria Fernanda da Costa Xavier
VOTE NO PROJETO

Utilize o botão abaixo para votar nesse projeto