Herbário escolar e suas contribuições para o ensino de botânica

Resumo: Para um bom aproveitamento do ensino de botânica nas escolas, se faz necessário o uso de ferramentas didáticas que valorizem o cotidiano e os conhecimentos prévios dos alunos sobre as plantas da sua região. Apesar de sua importância, ainda é tratada como desinteresse por alunos e professores. O ensino da Botânica no Brasil apresenta-se ainda voltado para exposição didática dos conteúdos, o que vem a desmotivar e dificultar o aprendizado dos alunos. Na busca por metodologias alternativas que possam despertar o interesse e a participação dos alunos no processo de aprendizagem, o presente trabalho teve como objetivo tornar o estudo de botânica no colégio Interativa mais atrativo e colaborativo ao propor a confecção de exsicatas e a produção de um herbário na escola. Na situação no mundo hoje há uma dificuldade para a participação na ideia dos alunos nas aulas, por isso a realização de um herbário virtual para estimular o estudo na situação atual. O estudo da Botânica preza a forma prática, mas com o herbário haverá um desenvolvimento na área mesmo em pandemia. O herbário, é mais acessível, mas adaptar ferramentas fáceis que ajudam o aprendizado do aluno, também é um bom meio de estimular a prática de estudar a botânica em momentos como esse.
Palavras-chave: Ensino
, Botânica
, Herbário
, Escola

Estudante (s) pesquisador (es)

Sophia Alves Loureiro
Gabrielly Gomes Ochiro OCHIRO
Série: 9º ano

Orientadores(as)

Leonardo Augusto Fernandez
VOTE NO PROJETO

Utilize o botão abaixo para votar nesse projeto