“Home skills” e sua contribuição na luta pela igualdade de gênero

Resumo: Esta pesquisa, busca refletir sobre a igualdade de gênero, contribuindo com a sua efetivação. Igualdade de gênero é acreditar que as mulheres devam ter os mesmos direitos que os homens, que deveriam ser consideradas capazes de exercer qualquer atividade ou de ter qualquer profissão, que mereceriam ser tratadas com respeito e dignidade. Hoje em dia as mulheres já conseguiram muitos direitos, mas ainda existe muita desigualdade, como por exemplo, na valorização no ambiente de trabalho, na remuneração ou capacidade cognitiva. Devido a isso, esta pesquisa propõe a inclusão de uma disciplina eletiva denominada “Home skills”, na qual os educandos aprenderiam atividades domésticas, tais como, lavar e passar roupa, lavar louça, cozinhar e costurar. Essa disciplina estaria destinada à alunos do Fundamental II, a partir do 8º ano e teria por objetivo contribuir com a igualdade de gênero, ao mostrar que não existem atividades específicas para cada gênero e que todos na casa devem contribuir com os afazeres domésticos. A fim de cumprir os objetivos propostos, primeiramente buscou-se compreender o que é igualdade de gênero. Em seguida, refletir porque a desigualdade de gênero ocorre até hoje. Após isso, foi aplicado um questionário para os alunos do 6º ano do Ensino Médio do Colégio Interativa de Londrina. Por fim, intui-se propor uma forma de colaborar com a igualdade de gênero, a partir da sugestão da disciplina “Home skills”, por meio da análise dos países que já efetivaram sua prática e têm obtido bons resultados.
Palavras-chave: Igualdade
, Gênero
, Home skills
, Preconceito

Estudante (s) pesquisador (es)

Antonella Fulam Shiochet
Série: 6º ano

Orientadores(as)

Juliana Cristhina Murari Assunção
VOTE NO PROJETO

Utilize o botão abaixo para votar nesse projeto