Incidência da Síndrome de Burnout e seus impactos nos professores em Tempos de Pandemia

Resumo: Na atualidade, a pressão destinada aos professores cresce exponencialmente, gerando um ambiente de trabalho estressante que os esgotam psicofisicamente. Para acentuar esse panorama, a pandemia do Covid-19 imposta pelo novo Coronavirus, mudou repentinamente as relações e o dia a dia da população e colaborou com o aumento da incidência de doenças psicossomáticas. Medidas rigorosas de isolamento social implementadas para evitar a disseminação do vírus também corroborou com o desencadeamento do estresse laboral crônico e desordens de cunho físico, emocional dos trabalhadores. Dentre eles os professores, muitos estão adoecendo e apresentam diagnósticos da Síndrome de Burnout, um distúrbio psicológico de caráter depressivo marcado pela exaustão física e mental devido a um ambiente de trabalho desgastante. No entanto, ainda não há presença de políticas públicas suficientes para amparar os docentes, que apresentam vulnerabilidade para desencadear essa enfermidade. O intuito dessa pesquisa é de contribuir para a melhor compreensão da realidade dos docentes com informativos sobre prevenção, sintomas, e tratamentos relacionados ao Burnout. Foi realizado uma pesquisa quali-quantitativa com o objetivo de apresentar os indicadores que poderiam sinalizar a incidência do Burnout no âmbito escolar. Para isso, foi utilizado o questionário autenticado Maslach Burnout Inventory – Educators Survey (MBI-ES), a versão atual é composta por 22 perguntas fechadas relacionadas à frequência com que as pessoas vivenciam determinadas situações em seu ambiente de trabalho. Dessa forma identificamos que dos 40 professores que participaram da amostra, cerca de 60% apresentam indicadores de esgotamento emocional e níveis significativos de estresse e outros 40% índices de mediano/alto de exaustão psicofísica e insatisfação profissional. Como estratégia de sensibilização para o público alvo da pesquisa, serão realizadas palestras com a psicóloga para que os mesmos possam desempenhar suas funções com mais qualidade de vida, sem que isso possa interferir negativamente na sua saúde e bem estar.
Palavras-chave: Burnout
, Estresse
, Síndrome
, Distúrbio psicológico

Estudante (s) pesquisador (es)

João Paulo Oliveira Totti
Série: 7º ano

Orientadores(as)

Francislene Sabaini Ramos Salmen
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