O Ensino da ética a partir de metodologias ativas

Resumo: Em um contexto filosófico, a Ética é o estudo do comportamento humano, avaliando se, o que é certo ou errado, de maneira racional e científica, diferentemente da moral, que se trata de algo prático, como princípios ou costumes que uma sociedade ou grupo rege, conforme sua própria concepção de o que é certo ou errado. Hoje em dia, muitas pessoas realizam ações antiéticas, e não se preocupam com a ética. Contudo, é preciso repensar sobre os valores e como poderíamos colaborar com a criação de um mundo mais ético. Devido a isso questiona-se: seria possível ensinar essa virtude, a ética, para as crianças e adolescentes? Como isso seria realizado na escola? A fim de cumprir os objetivos, primeiramente foram realizadas diversas pesquisas sobre valores éticos e como eles se formam nas crianças, especificamente conhecendo as teorias de Piaget e Kohlberg. Em seguida, foi aplicado um questionário para os alunos do 6º ao 9º do Colégio Interativa de Londrina, no qual foram obtidas 30 respostas. A partir do qual foi possível perceber que a maioria das pessoas sabe o que é ética e que a acham importante e interessante, podendo, inclusive, existir como disciplina eletiva nas escolas. Após isso, buscou-se planejar uma aula que possibilitasse a reflexão e o aprimoramento ético. Devido a isso, foi realizada uma proposta de intervenção, que abarcava uma aula para os alunos do 8º ano, do Colégio Interativa, na qual foram discutidos alguns dilemas morais e pode-se refletir sobre o posicionamento ético dos educandos. Tais encontros buscam o aprimoramento moral, por meio de metodologias ativas.
Palavras-chave: Ética
, Valores
, Educação
, Filosofia

Estudante (s) pesquisador (es)

Julia Vieira da Silva
Ellen Naomi Santos Mori
Série: 8º ano

Orientadores(as)

JULIANA CRISTHINA MURARI ASSUNÇÃO
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