Proposta de cotas raciais no ensino básico de escolas particulares

Resumo: O trabalho consiste em uma proposta de aplicação de um sistema de cotas raciais no ensino básico de escolas privadas, tomando providências a respeito da discriminação racial e suas complicações, principalmente no quesito de oportunidades e sua interferência no processo de educação, consequentemente na formação profissional. A partir da análise do contexto social das escolas particulares, pretende-se propor a aplicação de um sistema de cotas raciais no ensino básico, tendo como objetivo a desestruturação do racismo a partir da integração da figura negra na esfera social de maioria branca, consequentemente ampliando a oportunidade de ensino de qualidade à população negra. Acredita-se que o processo de longa duração corrobore para desestruturação da discriminação racial no Brasil, já que, por sua vez, o processo de formação da ideologia do indivíduo se dará numa esfera social em que será normalizado o compartilhamento do contexto físico do branco com o negro, uma vez que o contexto elitizado das escolas privadas acaba apenas fomentando a desigualdade, sendo que aqueles que começaram privilegiados continuam privilegiados. Temos atualmente o projeto de cotas raciais em faculdades, porém tal sistema apenas visa a reparação quantitativa da discriminação, ou seja, não atende a desestruturação em âmbitos ideológicos, já que por sua vez a formação individual do caráter daqueles indivíduos do contexto acadêmico já estará formada, diferente do contexto social no ensino básico, no qual o processo de formação ideológico se dará juntamente à normalização da igualdade racial. A pesquisa se dá por um levantamento bibliográfico, que toma como base referências sobre o racismo estrutural, utilizando como suporte as obras de Silvio Almeida, Djamila Ribeiro, Florestan Fernandes, além de autores sociólogicos que discorrem acerca do contexto marginalizado e inferiorizado do negro na sociedade brasileira, como Jessé Souza, por exemplo.
Palavras-chave: cotas raciais
, ensino Básico
, discriminação racial
, escolas privatizadas

Estudante (s) pesquisador (es)

Rafael Guerra Pereira Camargo
Série: 2º ano Ensino Médio

Orientadores(as)

Luiz Carlos Manini
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